Que o Senhor nos ajude a chorar e sorrir pelo correto.
quinta-feira, dezembro 16, 2010
ENQUANTO UNS SORRI OUTROS CHORAM
Que o Senhor nos ajude a chorar e sorrir pelo correto.
terça-feira, outubro 19, 2010
VIDA DE SHOPPING
"Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam". Atos 17:16,17.
Lembro-me de uma experiência, onde trabalhei por quase dez anos da minha vida dentro de um Shopping Center, no Center Norte. Vivia lá dentro, onde as pessoas andavam bem vestidas, nos corredores contemplava lojas, lanchonetes e etc, era meu mundo, mas fui trabalhar na Av. Liberdade, no bairro da liberdade, próximo a praça da Sé. Lá via as garotas de programa nos paredões, os mendingos pegando comida no lixo, os trombadinhas atuando e percebi como estava distante da realidade da maioria das pessoas.
Vejo hoje uma igreja vivendo vida de Shopping, distante da realidade, já que a procissão Círio de Nazaré, 11 de Outubro bateu recorde e atraiu 2,2 mil de fiéis em Belém e no outro dia grande parte da nação estaria se curvando a entitulada "padroeira do Brasil", os jovens se acabando nas "festas Rave", regadas a drogas, bebidas e sexo, os bailes funks com as mesmas práticas, as "paradas gay", como um verdadeiro sodomismo, as cracolândias, os prostíbulos, os pontos de tráficos nas portas das escolas, colégios cursinhos e faculdades, as práticas pedófilas, prostituição infantil e a igreja preocupada com quem será o presidente da república, como, dependendo de quem ganhar, melhorará drasticamente ou piorará.
Querido, penso que precisamos nos aproximar mais do que está acontecendo debaixo dos nossos olhos e como Paulo, reagirmos com a pregação do evangelho, já que Ele pode ser agente de mudanças para o Brasil e o mundo. Vamos acordar e parar de ficar com medo do que pode acontecer nas urnas, dependendo do candidato que ganhará.
Me parece que estamos com medo das consequências econômicas e medo de perdermos a vida de shopping.
Grande Abraço,
Sempre juntos na Causa do Mestre,
Pr. Elias
quarta-feira, setembro 29, 2010
MISSÕES: GLÓRIA DO AMANHÃ PRESENTE HOJE
Assim ao explicar a parábola do joio, uma das definições acerca do Reino de Deus, Jesus:
• Deixa claro que os filhos do reino e os filhos do maligno co-existirão num mesmo contexto, o mundo (“Deixai-os crescer juntos até a colheita”).
• Limita as ações dos filhos do maligno (“a ceifa é a consumação dos séculos”), enquanto atesta a eternidade dos filhos do reino na presença de Deus (“os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai).
• Mostra os resultados das ações dos filhos do maligno (“escândalos e os que praticam a iniqüidade).
A pergunta que precisamos fazer hoje é: “Se a Igreja corresponde aos filhos do reino, como ela poderá ser um instrumento nas mãos de Deus para levar a salvação em Cristo a todas as pessoas do mundo, tendo em vista a presença dos filhos do maligno?”
Na perspectiva de Deus, os filhos do reino têm como herança o reino do seu Pai (“os justos resplandecerão como o sol, no reino do seu Pai”), enquanto os filhos do maligno, a morte eterna (“e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”).
Porém, a obra dos filhos do maligno é evidente no versículo 41, tornando-se um indicador da ocorrência da atividade maligna no mundo (“o campo é o mundo”).
1. Ser. (13:26)
• Desenvolvendo-se. É possível identificar três estágios na existência da boa semente: semeadura, crescimento e frutificação. Assim deve ser com cada cristão: é evangelizado, amadurece no discipulado para se multiplicar levando a Palavra de Deus a outras pessoas.
• Multiplicando-se. Ninguém semeia na esperança de não produzir nada. Além disso, todo processo de semeadura tem um preço alto. Jesus semeou a sua própria vida no mundo, a qual, por si só garante a frutificação, a multiplicação.
• Portanto, se a Igreja seguir o curso natural da sua existência, ela produzirá as obras inerentes à sua geração e permanência em Cristo (1 Pe 2:9).
2. Não se deter com o joio. (13:27-30)
• O joio não impede o desenvolvimento da boa semente. A proposta de Deus é que cresçam juntos. Isto não significa mistura, mas co-existência, mostrando que a Igreja de Jesus se revela como luz e sal num mundo infestado de joio.
• A ausência do joio não é condição de qualidade ao desenvolvimento da boa semente. A má qualidade do joio não pode afetar a boa qualidade da semente. Por isso, a santidade e a integridade da Igreja não se demonstram no isolamento do mundo e das pessoas, mas pelo contrário, elas se sobressaem, conferindo às suas obras uma qualidade própria do Senhor Jesus. (2 Cor 5:18-21)
3. Olhar para o seu futuro: a vida no celeiro. (13:30b)
• Trazendo-o para hoje. A realidade futura da vida no reino de Deus tem que ser vivida hoje. A proposta do Evangelho não contempla uma vida terrena que funcione como um purgatório que purifique os cristãos para a vida futura no reino de Deus. Infelizmente, muitos vivem assim, ainda de mãos dadas com o pecado, esperando que em algum momento seja purificados e dados como dignos do reino. Se a Igreja de Cristo viver neste mundo como se já estivesse vendo a Jesus frente a frente, suas obras brilharão no meio do joio.
• Tendo esperança de que o melhor está por vir. Nada fica impune aos olhos de Deus. O mundo avança em seus pecados, confirmando a sua condição de joio, de filhos do maligno, mas nada ficará sem julgamento. Assim como a vida eterna é uma certeza para os filhos do reino, assim também a condenação eterna para os filhos do maligno. Por isso, a Igreja está no mundo, mas não é do mundo. Suas esperanças não estão nos prazeres transitórios do mundo, mas sim na glória que está para ser revelada. (2 Cor. 4:16-18)
A antecipação do reino hoje se dá pela presença do Espírito Santo na vida de cada cristão. Tal presença o transforma, o santifica e o capacita para viver no mundo cheio de joio como se já estivesse no reino.
Ronaldo Rampaso
Pastor Presidente
Igreja O Brasil para Cristo em Artur Alvim/SP
sexta-feira, setembro 17, 2010
E A IGREJA ACORDOU ATRASADA
Estou vendo a igreja agindo da mesma maneira em relação ao momento político do Brasil, ACORDOU ATRASADA e agora quer resolver tudo de forma desesperada, onde recebo uma porção de emails por dia com apelos para não votar em canditado tal, é vídeo de pastor apelando no you tube, mobilização de oração e outros apelos desesperados. CANSEI!
Quando fazemos tudo certo, não tem motivo para nos desesperarmos "Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus." Danil 6:10. Daniel não orou repreendendo o Diabo, não fez campanha, e outras coisas que estamos vendo. De maneira costumeira adorou a Deus em forma de gratidão, porque sabia que estava fazendo o certo e Deus agiria. "O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum, pois fui considerado inocente à vista de Deus." Daniel 6:22.
Abriu-se as portas para os políticos por anos, trocas foram feitas, púlpitos foram cedidos e agora? Infelizmente a igreja ACORDOU ATRASADA! E não posso aceitar a desculpa de que, antes tarde do que nunca.
Que o Senhor da Igreja tenha misericórdia de nós!
Sempre juntos na Causa do Mestre,
Pr. Elias
segunda-feira, agosto 02, 2010
ESCOLHENDO O SOFRIMENTO - 2 Corintios 4:1,18
1. Sofremos pelo pecado adâmico.
Este é o tipo de sofrimento que toda humanidade sofre, pela desobediência de Adão e já faz parte de nossa vida, nascemos assim.
2. Sofremos por optarmos estar distante de Deus e nos mantermos a mercê do príncipe deste mundo.
Este é o tipo de sofrimento daqueles que optam rejeitar a obra salvifica de Cristo.
3. Sofremos por estar em Cristo e desejarmos pecar de uma forma consciente e voluntária, mesmo quando sabemos que iremos sofrer.
OBS: Todos estes sofrimentos são pesados, desastrosos e duradouros, até podendo nos levar ao um sofrimento eterno. O inferno.
4. O sofrimento que Apostolo Paulo nos descreve tem algumas características que precisamos observar com detalhes. Vejamos:
• É o sofrimento de quem rejeita as coisas erradas deste mundo Vs. 2
“Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos...”
• É o sofrimento de quem transmite a Palavra de Deus com fidelidade, sem distorcê-la. Vs. 2
“...não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrario, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus ”
• É o sofrimento de quem não se preocupa em ser exaltado, mas em exaltar ao Senhor. Vs. 5.
“Mas não pregamos a nós mesmos,, mas a Jesus Cristo, o Senhor...”
• É o Sofrimento de quem está disposto a servir e não ser servido. Vs. 5.
...e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.”
• É o sofrimento de quem não desiste e não desanima, mas crê na vitória. Vs. 8 e 9.
“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.”.
• É o sofrimento de quem se dispõe a carregar em seu corpo os sofrimentos de Jesus. Vs. 10.
“Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.”.
• É o sofrimento de quem está disposto a sofrer pelos outros e pela expansão do Reino. Vs. 15
“Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas...”
• É o sofrimento de quem se preocupa com o Espiritual. Vs. 16.
“...Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.”
Conclusão:
Para Apostolo Paulo estes sofrimentos são leves, momentâneos e produtivos para nossas vidas espirituais. Vs. 17,18.
“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas o que não se vê é eterno.”.
Portanto sofra por Cristo e pela causa do evangelho, não opte por sofrer pelo pecado e desobediência.
PR. ELIAS DE OLIVEIRA LARANJO
quinta-feira, julho 29, 2010
CHAMADO E ENVIO CORRETO - O PRÍNCIPIO BÁSICO PARA O SUCESSO
Creio que grande parte de nosso sucesso se assim posso dizer, no campo missionário é saber esperar o tempo de Deus, já que o missionário é aquele que é levado por Deus ao campo para simplesmente ver o que o nosso grande Deus é capaz de fazer.
Qual seria o grande modelo Bíblico de chamado e envio que poderia nos colocar com os pés no chão para evitarmos tragédias futuras?
Ex:
• Volta prematura por falta de retaguarda de oração e sustento.
• Falta de preparo adequado.
• Tratamento de caráter: submissão, obediência e fidelidade.
** 40% dos candidatos ao campo missionário voltam antes do tempo.
CHAMADO DE PAULO
1º. Deus o chamou.
“Disse-lhe porém, o Senhor: Vai! Este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, os reis e os filhos de Israel. Eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome.” Atos 9:15,16
2º. O Espírito Santo comunicou a liderança da igreja.
“Na igreja de Antioquia havia alguns profetas e mestres, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, Lucio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então depois de jejuarem e orarem, puseram sobre elees as mãos, e os despediram. Assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Seleucia, e dali navegaram para Chipre”. Atos 13:1,4.
• Quem chama? O Espírito Santo.
• A quem comunica? 1º. Ao comissionado “atos 9:5,16”, depois aos seus líderes “atos 13:1,4”.
• Quem envia? O Espírito Santo através dos lideres da igreja, já que o missionário é extensão da igreja no campo.
• Qual o tempo do chamado para o envio? O tempo é do Espírito Santo, que nos chama e revela aos nossos líderes.
Deus quer nos preparar:
• Deus vai usar pessoas e situações para nos provar.
• Deus vai usar nossa liderança para nos dizer alguns “nãos”.
• Deus vai testar nosso caráter. “O CARATER ANTECEDE A MISSÃO”.
• Deus vai testar nossa submissão, obediência e fidelidade a nossa liderança, ao chamado e ao Senhor.
O espírito Santo não trás confusão. Ele é sábio!
Alguns princípios do envio:
Vs. 2 “Apartai-me” – Grego:aphorisate (aphoriso) = Separar p/ um serviço, estando ainda ligado a igreja.
Vs. 3 “Puseram sobre eles as mãos” – Grego: Ephitente tas cheiras = Transferência de autoridade eclesiástica.
Vs. 3 “Onde parecia que estava tudo certo, foram jejuar e orar para despedi-los, tudo com muita responsabilidade e no vs. 4 “enviados pelo Espírito Santo” parece contraditório, já que é a igreja que está enviando, mas nos mostra uma lição, onde o Espírito Santo envia através da igreja, já que a igreja é o templo Dele.”
Conclusão:
Há muita empolgação para o campo missionário, mas temos que ser maduros o suficiente para não abortarmos o missionário gerado pelo Espírito Santo na igreja e também não podemos enviar ninguém prematuramente, há um tempo de Deus e que Ele nos ajude a entendermos isto.
PR. ELIAS DE OLIVEIRA LARANJO
quinta-feira, julho 22, 2010
“Viva o Melhor desta vida, vivendo o Melhor de Deus para a sua Vida” Mateus 6:25-34
Jesus sempre tratou dos temas relevantes, importantes da vida.
Diferente dos religiosos, Jesus não perdia tempo com questões pequenas, superficiais e passageiras.
Jesus tratava daquilo que faria com que vidas desiludidas e destruídas, ganhassem sentido e fossem reconstruídas. Enquanto Jesus se dava às pessoas, os religiosos estavam preocupados em serem vistos pelas pessoas e valorizados por elas (6:1,5,16)
Neste texto de Mateus 6:25-34, Jesus dedica tempo para falar das preocupações da vida; as palavras preocupar e preocupação são citadas pelos Mestre, seis vezes (6:25,27,28,31,34,34).
O meu desejo é que você encontre nas palavras de Jesus, os caminhos para uma vida que, de fato, valha a pena viver, na qual as prioridades do Reino sobressaiam sobre as preocupações da vida.
DESENVOLVIMENTO
1. Preocupações não têm fim e são incapazes de melhorar a sua qualidade de vida. (25-27)
1.1. Surgem da insistência do homem de acreditar em si mesmo e nos recursos que o cercam. Ex: as aves do céu.
1.2. Resultam do medo e da insegurança. Ex: comer e beber.
1.3. Indicam prioridades erradas. Ex: o que é mais importante.
Preocupações sempre existirão na vida de quem deixa de confiar em Deus para confiar em si mesmo, de quem abandona os planos de Deus para viver os seus próprios planos, de quem decide viver longe de Deus. Não perceberam que valem muito mais do que qualquer bem material ou condição social nesta terra. (“Não tem vocês muito mais valor?)
2. Preocupações fazem parte da brevidade da vida (28-30)
2.1. Priorizam a vida exterior. Ex: preocupação com roupas.
2.2. Estão ligadas às coisas passageiras. Ex: erva do campo.
2.3. Trazem uma visão distorcida da vida. Ex: se Deus veste a erva.
A maior parte do tempo das nossas vidas é gasta com coisas efêmeras, passageiras, temporais. O melhor da nossa saúde, juventude e disposição são usados para conquistar posições e bens que tem data certa para terminar. Os nossos melhores talentos são investidos na construção de castelos de areia. (“homens de pequena fé”)
3. Preocupações fazem parte da engenharia destrutiva de um mundo sem Deus, através da qual, satanás desenvolve três propósitos bem claros (31-34):
3.1. Transformar a vida num processo de consumismo desenfreado e numa busca por posições que nos façam sentir importantes diante dos homens. Ex: comer, beber, vestir.
3.2. Levar-nos a acreditar que Deus não pode nos suprir, por isso devemos “correr atrás” do suprimento das nossas necessidades. Ex: os pagãos.
3.3. Inverter as nossas prioridades para ficarmos à mercê das prioridades malignas. Ex: buscarmos tudo aquilo que Deus pode nos acrescentar e nos esquecermos de Deus.
Todos os propósitos de satanás sempre visarão nos colocar “andando para trás” em relação aos Propósitos de Deus. Desta forma ele consegue quebrar a lógica da Promessa (“Busquem e vos será acrescentado”), mantendo-nos sempre insatisfeitos e incentivando-nos a buscar cada vez mais aquilo que jamais nos saciará.
CONCLUSÃO
Receita de Jesus para uma vida melhor:
1. Aceite o fato de que as suas prioridades estão erradas. Deus só pode ser a nossa prioridade em tudo (vida espiritual, vida familiar, vida sentimental, vida financeira e profissional).
2. Toda provisão vem de Deus, mas ela só acontece quando vivemos de acordo com a Sua Vontade, em compromisso com Ele.
3. O nosso estilo de vida deve refletir os Princípios e Valores do Reino, o que só é possível se tivermos uma vida dedicada de oração, meditação e serviço ao Senhor.
Aplique esta Receita de Jesus na tua vida e viva mais e melhor, para a glória do Senhor e para o serviço ao próximo.
Pr. Ronaldo Rampaso
Igreja O Brasil Para Cristo
Artur Alvim - SP
terça-feira, julho 06, 2010
PROJETO DE DEUS PARA ALCANÇAR A HUMANIDADE
Deus é o sujeito ativo da missão. Deus o Pai enviou o Seu Filho, e ambos enviaram o Espírito Santo. A Trindade envia a igreja e os crentes em particular, para cumprir a tarefa.
Ou seja, Pai, Filho e o Espírito Santo enviando a igreja para o mundo. Deus deixou registrado em sua Palavra a forma que sua Igreja usaria para alcançar a humanidade, onde tem um plano, um programa, um processo, um propósito e um progresso. Vejamos:
• PLANO
“Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.” I Coríntios 1:21.
• PROGRAMA
“Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Mateus 28:19.
• PROCESSO
“Ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos.” Mateus 28:20.
• PROPÓSITO
“...Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” Efésios 4:13.
• PROGRESSO
“Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos povos e línguas, em pé diante do trono do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: ‘A salvação pertence a nosso Deus, que se assenta no trono, e ao cordeiro’ ”. Apocalipse 7:9,10.
O MODELO JESUS
É de fundamental importância que olhemos para o maior evangelista de todos os tempos, Jesus Cristo, e observarmos algumas das suas atitudes. Vejamos:
• Tem compaixão pelas almas
“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” Mateus 9:36.
• Dedicação
“Jesus chamou os seus discípulos e disse: Tenho compaixão desta multidão: já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los em borá com fome, porque podem desfalecer no caminho.” Mateus 15:32.
• Não faz acepção de pessoas
“Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores.” Mateus 9:10.
• Vida de oração
“Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.” 6:46
TRANSFORMADOS EM TESTEMUNHAS
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:8.
NOSSO LEMA: CADA CRISTÃO, UMA TESTEMUNHA!
NOSSA MISSÃO: LÁ FORA, ONDE AS PESSOAS ESTÃO!
“Então, deixando o seu cântaro a mulher voltou à cidade e disse ao povo: Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?
Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: ‘Ele me disse tudo que tenho feito’. João 4:28,29,39.
Você só precisa falar três coisas, para evangelizar alguém:
1. Quem você era.
2. O que Jesus fez em sua vida.
3. E quem você é agora.
Para compreendermos a palavra evangelismo temos que entender a palavra evangelho, partindo do seu original grego “evanggélion”, tem a palavra evangelho que significa literalmente Boas Novas ou Boas Noticias.
O complemento “ismo” indica sistema, então podemos entender que evangelismo é o ato de levar as Boas Novas através de métodos, técnicas e estratégias.
QUAL A BOA NOTÍCIA QUE DEVEMOS ANUNCIAR?
“O anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é o Cristo, o Senhor. Lucas 2:10,11.
A MISÉRIA DO HOMEM
Como reflexo de Boas noticias o homem precisa entender que vive na miséria, e o pecado lhe separa de Deus.
“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” Romanos 3:23
Ele precisa ter a consciência que toda atitude tem sua conseqüência.
“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23
FILHO DE DEUS
“Contudo, os que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1:12
ACESSO A DEUS
“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:6
VIDA ETERNA
“Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3
BAMISS – Base Missionária Para o Sertão
Pr. Elias de Oliveira Laranjo 07/2010