quinta-feira, julho 22, 2010

“Viva o Melhor desta vida, vivendo o Melhor de Deus para a sua Vida” Mateus 6:25-34

INTRODUÇÃO
Jesus sempre tratou dos temas relevantes, importantes da vida.

Diferente dos religiosos, Jesus não perdia tempo com questões pequenas, superficiais e passageiras.

Jesus tratava daquilo que faria com que vidas desiludidas e destruídas, ganhassem sentido e fossem reconstruídas. Enquanto Jesus se dava às pessoas, os religiosos estavam preocupados em serem vistos pelas pessoas e valorizados por elas (6:1,5,16)

Neste texto de Mateus 6:25-34, Jesus dedica tempo para falar das preocupações da vida; as palavras preocupar e preocupação são citadas pelos Mestre, seis vezes (6:25,27,28,31,34,34).

O meu desejo é que você encontre nas palavras de Jesus, os caminhos para uma vida que, de fato, valha a pena viver, na qual as prioridades do Reino sobressaiam sobre as preocupações da vida.


DESENVOLVIMENTO

1. Preocupações não têm fim e são incapazes de melhorar a sua qualidade de vida. (25-27)
1.1. Surgem da insistência do homem de acreditar em si mesmo e nos recursos que o cercam. Ex: as aves do céu.
1.2. Resultam do medo e da insegurança. Ex: comer e beber.
1.3. Indicam prioridades erradas. Ex: o que é mais importante.
Preocupações sempre existirão na vida de quem deixa de confiar em Deus para confiar em si mesmo, de quem abandona os planos de Deus para viver os seus próprios planos, de quem decide viver longe de Deus. Não perceberam que valem muito mais do que qualquer bem material ou condição social nesta terra. (“Não tem vocês muito mais valor?)

2. Preocupações fazem parte da brevidade da vida (28-30)
2.1. Priorizam a vida exterior. Ex: preocupação com roupas.
2.2. Estão ligadas às coisas passageiras. Ex: erva do campo.
2.3. Trazem uma visão distorcida da vida. Ex: se Deus veste a erva.
A maior parte do tempo das nossas vidas é gasta com coisas efêmeras, passageiras, temporais. O melhor da nossa saúde, juventude e disposição são usados para conquistar posições e bens que tem data certa para terminar. Os nossos melhores talentos são investidos na construção de castelos de areia. (“homens de pequena fé”)

3. Preocupações fazem parte da engenharia destrutiva de um mundo sem Deus, através da qual, satanás desenvolve três propósitos bem claros (31-34):
3.1. Transformar a vida num processo de consumismo desenfreado e numa busca por posições que nos façam sentir importantes diante dos homens. Ex: comer, beber, vestir.
3.2. Levar-nos a acreditar que Deus não pode nos suprir, por isso devemos “correr atrás” do suprimento das nossas necessidades. Ex: os pagãos.
3.3. Inverter as nossas prioridades para ficarmos à mercê das prioridades malignas. Ex: buscarmos tudo aquilo que Deus pode nos acrescentar e nos esquecermos de Deus.
Todos os propósitos de satanás sempre visarão nos colocar “andando para trás” em relação aos Propósitos de Deus. Desta forma ele consegue quebrar a lógica da Promessa (“Busquem e vos será acrescentado”), mantendo-nos sempre insatisfeitos e incentivando-nos a buscar cada vez mais aquilo que jamais nos saciará.

CONCLUSÃO
Receita de Jesus para uma vida melhor:
1. Aceite o fato de que as suas prioridades estão erradas. Deus só pode ser a nossa prioridade em tudo (vida espiritual, vida familiar, vida sentimental, vida financeira e profissional).
2. Toda provisão vem de Deus, mas ela só acontece quando vivemos de acordo com a Sua Vontade, em compromisso com Ele.
3. O nosso estilo de vida deve refletir os Princípios e Valores do Reino, o que só é possível se tivermos uma vida dedicada de oração, meditação e serviço ao Senhor.

Aplique esta Receita de Jesus na tua vida e viva mais e melhor, para a glória do Senhor e para o serviço ao próximo.

Pr. Ronaldo Rampaso
Igreja O Brasil Para Cristo
Artur Alvim - SP

Nenhum comentário: